Edital MCT/CNPQ 14/2008 Universal Processo 470333/2008-1



30 de março de 2011

As belezas perdidas no incêndio do Palácio Universitário da UFRJ

por Alexandre Santos: http://freakshowbusiness.com/2011/03/29/as-belezas-perdidas-no-incendio-do-palacio-universitario-da-ufrj/


Em 1993, quando passei no vestibular para o curso de comunicação social da UFRJ, eu sabia que estava prestes a entrar em uma das melhores universidades do Brasil, mas nem desconfiava que eu passaria os 4 anos seguintes estudando em um lugar tão bonito. Fiquei encantado com o Palácio Universitário, onde aconteciam minhas aulas, no campus da Praia Vermelha.
O enorme prédio de arquitetura neoclássica era lindo e tinha cerca de 150 anos. Os corredores eram ladeados por belos azulejos azuis decorativos. As paredes eram inacreditavelmente espessas. Conforme eu caminhava por ali, ia descobrindo novas maravilhas: pátios internos quase oníricos, um teatro de arena ao ar livre, escadarias de madeira, gradis de ferro fundido, arcos de pedra, esculturas imponentes de carrara, lustres deslumbrantes, um piano de cauda, tetos decorados, janelas imensas, móveis clássicos, um átrio com piso de mármore geometricamente desenhado em trompe l´oeil, amplos salões ricamente ornamentados, vistas para o Pão de Açúcar e para o Cristo Redentor.
A maior surpresa talvez tenha sido encontrar, ao fim de uma escadaria, uma capela extremamente graciosa dedicada a São Pedro de Alcântara. Não era uma simples capelinha, eram 136 metros quadrados! Eu nunca poderia imaginar que encontraria algo assim por trás de uma das centenas de portas altíssimas da minha faculdade. Uau! Que privilégio!
Por tudo isso, é para mim muito triste saber que muito disso se perdeu ontem em um incêndio. Foram-se a beleza, obras de arte, um riquíssimo acervo da história do ensino superior no Brasil, dissertações diversas. Prefiro nem ver como ficou meu querido Palácio Universitário, cravado em uma enorme área arborizada da elegante Avenida Pasteur, quase à beira da Baía de Guanabara. Fico com a memória visual de suas belezas. Quase tudo que se vê nestas fotos está perdido. Foram-se a Capela São Pedro de Alcântara, o Fórum de Ciência e Cultura, o Salão Anísio Teixeira, o Salão Dourado, o Salão Vermelho, o Salão Muniz de Aragão e outros mais.
---
Pergunta que não quer calar:
SERÁ VERDADE QUE O IPHAN NÃO AUTORIZAVA A COLOCAÇÃO DE EXTINTORES DE INCÊNDIO NO PALÁCIO DA UFRJ, PORQUE DES-CARACTERIZARIAM O PRÉDIO HISTÓRICO?

Nenhum comentário: