Edital MCT/CNPQ 14/2008 Universal Processo 470333/2008-1



12 de agosto de 2011

Copa era alvo de esquema no Turismo


O esquema que usou empresas falsas para desviar dinheiro em convênio com o Ministério do Turismo planejava fraudar e lucrar com os programas de capacitação do governo para a Copa-2014 e a Olimpíada-2016, segundo as justificativas do Ministério Público Federal para pedir as prisões na Operação Voucher nesta semana.
Reportagem de Maria Clara CabralFelipe Coutinho e Dimmi Amora, publicada na Folha desta sexta-feira, informa que o argumento foi endossado pela Justiça Federal.
No total, o ministério planeja investir R$ 257 milhões e treinar 230 mil pessoas para receber turistas durante a Copa do Mundo.

O Ministério do Turismo informou, em nota, que o programa Bem Receber Copa está em andamento e tem controles realizados pela CGU (Controladoria Geral da República) e pela Fundação Getulio Vargas.


OPERAÇÃO

A Operação Voucher, deflagrada no último dia 9 pela Polícia Federal, investiga um suposto esquema de desvios relacionados a convênio firmado entre a ONG Ibrasi (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável) e o Ministério do Turismo para capacitação profissional no Amapá.
Ao todo, 36 pessoas foram presas na operação em Brasília, São Paulo e no Amapá, incluindo o atual secretário-executivo do ministério, Frederico Silva da Costa, que está na pasta desde 2003.

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/958516-copa-era-alvo-de-esquema-no-turismo-diz-juiz.shtml

Nenhum comentário: