Edital MCT/CNPQ 14/2008 Universal Processo 470333/2008-1



7 de julho de 2011

TRINDADE DANTESCA - Nauro Machado

Canção do (D) Exílio
Nauro Machado

Não permita Deus que eu morra
nesta terra em que nasci:
que a distância me socorra
e com turbinas me corra
de quem minha nunca cri.

De quem, minha, foi madrasta
desde o início ao anoitecer,
e que como gosma emplastra
o infinito que desastra
meu desespero de ser.

Nosso céu tem mais estrelas,
nossos bosques têm mais vida.
Mas, somente a merecê-las,
se abram os olhos que, ao vê-las,
têm a córnea pervertida.

Nosso céu tem mais primores
quando o crepúsculo baixa:
são os mendigos e as suas dores
carregadas nos andores
como defuntos em caixa.

Onde cantou o sabiá,
cantou outrora a cotovia
e hoje canta, em outro ar,
nenhuma ave, que as não há
nesta terra, morto o dia.”

Nenhum comentário: