Edital MCT/CNPQ 14/2008 Universal Processo 470333/2008-1



17 de junho de 2011

IDENTIDADE É VALOR (Para quem?)

Já há algum tempo, mais precisamente desde os anos sessenta do século XX, que nos deparamos com um verdadeiro surto de estudos sobre 'identidade'. Fato já apontado por autores como Pollack, Berger, Huxley, entre tantos outros. No entanto, surpreende, cada vez mais, que à essa obsessão pelo conceito não seja correspondente pesquisa cuidadosa sobre as origens e os alcances dessa mania identitária. É lastimável observar a proliferação de lugares-comuns sobre essa fixação temática. Estamos numa época difícil em que os consensos e as modas se instalam com força de verdade, ainda mais quando se têm a chancela de acadêmicos e diplomados de plantão. A expressão que abre essa reflexão, com o título em destaque - A IDENTIDADE É VALOR! - causa espécie. Seria surpreendente que, ao invés do óbvio, encontrássemos a expressão:  QUANTO CU$TA A IDENTIDADE! Isso, sim, seria algo a nos chamar atenção, pois é o que se tenta encobrir com aquela outra.
Afinal, 'identidade' tem valor de quê? De troca? De uso? Pra quem?
É a nova moeda no mercado? Qual o significado cultural, político e econômico dessa afirmação? O que é que se quer dizer com isso? 
É verdade que autores como Bauman têm frisado que a questão da 'identidade' adquire cada vez mais relevância num mundo em transformação vertiginosa, mas é também certo que investir sobre esse conceito com a dramaticidade que estamos assistindo - como panacéia para a salvação econômica de 'comunidades' - é criar ilusões temerárias. Reproduzir sem criticidade enunciados ideológicos primários, máximas do senso comum - num consenso produzido pela força da repetição - é algo que beira ao anedótico!
Todavia, o interessante a se destacar é que de novo voltamos ao A. Huxley do Admirável Mundo Novo! Os leitores desse blog, conhecedores da obra, devem lembrar da DIVISA DO ESTADO MUNDIAL: COMUNIDADE, IDENTIDADE E ESTABILIDADE. A sociedade tecno-científica busca aplicar essa equação a todo custo: custe o que custar! E tem muitos pseudo-pesquisadores que ignoram a dimensão crítica do que estão fazendo, sem saber que repetem lemas e enunciados de uma sociedade à deriva! É como se quisessem "esvaziar o oceano com um balde", num esforço romântico, mas obtuso! A ilusão de oferecer salvamento econômico investindo em 'identidade' é algo que merece ser tomado como objeto de reflexão crítica aprofundada; trata-se de nova mascarada. 
O que se percebe nesses empreendimentos de 'sistematizar os processos produtivos', com pretensões de pesquisa-ação, é um trabalho de apropriação dos recursos e acervos populares com vistas a se avaliar futuras repercussões e potencialidades econômicas, produzindo 'visibilidade' no mercado consumidor regional, nacional e, quiça, internacional. No meio desse processo se colocam os supostos 'mediadores' (outro nome para apropriadores), e no final da 'cadeia produtiva', os consumidores. Os produtores terão que se adequar aos 'modelos' pré-fabricados, impostos pelos 'mediadores' (agentes avançados de diversas instituições), para que seus produtos sejam oferecidos para os consumidores (aos quais 'vale' afinal, a 'representação' da 'identidade' comunitária simulada e fetichizada. Esse "projeto" ao cabo do tempo, se auto-designa, no âmbito das dominantes culturais, "projeto de inclusão social". Declara como objetivo central dar 'visibilidade', "no sentido stricto dessa palavra", promovendo e preservando, assim, a 'identidade'! Sobressai, nesse contexto, a retórica utilizada; vejamos a frase: "identificar – comunidades e pesquisadores – os valores do artesanato a partir do ponto de vista dos produtores e suas representações sobre o consumo de seus produtos"!
Os produtores vão 'identificar' os valores de seu próprio artesanato (!), a partir de seu 'ponto de vista'  e através de 'suas representações'!? O que isso significa? Será que tem algum sentido, ou é apenas uma frase de efeito? Pretende-se um álibi: 'fazer falar a comunidade'! O que os 'produtores' pensam ('representam') sobre o consumo de seus produtos! Qual o problema sociológico que existe nisso? Não é isso que vai ser feito; é outra coisa!
Nesse ponto específico, encontramos em José Jorge de Carvalho uma reflexão importante, que cabe bem aqui: "Fica em aberto ainda uma análise das motivações sociais, de classe e raciais subjacentes a esse movimento de apropriação completa de uma arte cultivada por outro estrato social e racial. Como hipótese inicial, é possível que esse novo canibalismo tenha surgido agora talvez como sintoma de que o fosso de classe e racial no Brasil cresceu ainda mais nas últimas décadas, tornando-se quase um esquema estrutural de segregação implícita". Canibalismo disfarçado de boas intenções... E se pode ir ainda mais longe: "... começam a surgir casos em que, fundindo seu papel de mediador com o de artista antropofágico, o pesquisador se apropria da arte performática que pesquisou e se mascara de artista nativo. Vários são os processos específicos de apropriação atualmente em curso"....
Pode ser que quem escreveu a referida resenha para a divulgação do lançamento do Projeto, não tenha entendido bem o texto, mas parece que essas frases devem ter sido citadas do próprio livro, pois não há muita imaginação na praça. O que está escrito é que a pesquisa pretende compreender as 'representações' e 'valores' que os 'produtores' atribuem ao consumo do que produzem! Essa é a pesquisa! A extensão é um trabalho para dar 'visibilidade' aos seus produtos no mercado consumidor!
Por fim, poderíamos acrescentar, citando o antropólogo J. J. de Carvalho, mais uma vez: "Sucede que a nova verdade que o pesquisador agora transmite já não é mais apenas uma verdade da política, da discriminação racial e étnica, da desigualdade de classes, do desprestígio cultural, mas também uma verdade de relações de mercado. E o pesquisador, operando dentro de uma paradoxal lógica samaritana de mais-valia, passa a crer que, ao conseguir algum retorno econômico para a comunidade, estará eticamente justificado para sair de seu lugar de cientista e servidor público e fazer um pacto com a indústria cultural".
Esse "Projeto" merece nossa atenção crítica! Na verdade, merece ser objeto de pesquisa sociológica!
Vamos aguardar mais detalhes sobre esse processo!
* * *
Observe-se o texto subliminar, que está conectado ao que não foi dito explicitamente, no texto do Projeto "Identidade é Valor"!

IDENTIDADE É VALOR 'AGREGADO'!

O design, a moda e a identidade pelas ruas

Na edição de ontem do Design Mais - projeto da Escola de Design da Unisinos que realiza palestras periódicas - o tema foi Design e Identidade: a moda como geradora de tendências e, para falar sobre isso, Julieta Puhl e Laureano Mon vieram diretamente da Argentina apresentar o seu Por la Calle.
A idéia desse projeto começou com uma percepção do par no ano de 2001, quando a Argentina enfrentava sua maior crise econômica. Naquele momento os argentinos procuraram por diferentes formas de sobreviver, buscavam por novas formas de expressão e começaram a gerar uma movimentação na cultura local. Havia a necessidade de dar uma “cara” para a Argentina. “Tuvo lugar el inicio de un cambio en las relaciones entre las personas y la percepción de los objetos que las rodeaban”
Então, Julieta e Laureano pensaram em fazer um mapa do design Argentino, de forma a descobrir qual era a identidade do país.
¿Qué rasgos geográficos influyen em nuestra creatividad?
O mapa de diseño argentino contou com 3 anos de pesquisa e reconhecimento de regiões argentinas e seus profissionais, reconhecimento fotográfico e DUZENTAS entrevistas em profundidade com designers. Nunca tive conhecimento de uma pesquisa qualitativa com tanta profundidade.
Ao final do mapeamento, os pesquisadores comprovaram que a Argentina tem sim sua identidade e gera tendências.
Mas a pesquisa não terminou, ela agregou outras funções e continua agora sob outro nome: Por La Calle. É como uma segunda fase, para descobrir novos designers e revisitar os já conhecidos procurando por mudanças em seu trabalho. O Por La Calle também faz circuitos di diseño, que são pontos de encontro, com mostras das principais criações dos estilistas locais.
Mais do que mostrar o projeto, Julieta e Laureano bateram no ponto de que a identidade é valor agregado. Segundo eles, o trabalho é 75% design próprio e 25% tendências.
Isso pode parecer simples ou óbvio para qualquer pessoa que pense em conceito de marca ou moda, mas sinceramente, quantas marcas você conhece que sabem direitinho qual é sua essência, suas principais características? Como se espera que uma marca que não se conhece possa conhecer (e até lidar) com o consumidor?
O posicionamento adequado frente a essa identidade é o que agrega valor para a marca junto ao público. Indico, para quem quiser compreender um pouco mais sobre isso, passar no blog da Juliana Laguna e também a olhar a apresentação que eu coloquei abaixo, na qual ela expõe alguns conceitos e exemplos de Vantagem Competitiva e Identidade de Marca.
Por fim, a palestra de ontem foi, acima de tudo, uma provocação. E nós, temos identidade?


Acesse:
http://www.fundacionprotejer.com/prensa-noticia.php?id=19666
http://socialmediaclub.org/blogs/social-media-observer/o-design-moda-e-identidade-pelas-ruas

Nenhum comentário: