Edital MCT/CNPQ 14/2008 Universal Processo 470333/2008-1



30 de março de 2011

As belezas perdidas no incêndio do Palácio Universitário da UFRJ

por Alexandre Santos: http://freakshowbusiness.com/2011/03/29/as-belezas-perdidas-no-incendio-do-palacio-universitario-da-ufrj/


Em 1993, quando passei no vestibular para o curso de comunicação social da UFRJ, eu sabia que estava prestes a entrar em uma das melhores universidades do Brasil, mas nem desconfiava que eu passaria os 4 anos seguintes estudando em um lugar tão bonito. Fiquei encantado com o Palácio Universitário, onde aconteciam minhas aulas, no campus da Praia Vermelha.
O enorme prédio de arquitetura neoclássica era lindo e tinha cerca de 150 anos. Os corredores eram ladeados por belos azulejos azuis decorativos. As paredes eram inacreditavelmente espessas. Conforme eu caminhava por ali, ia descobrindo novas maravilhas: pátios internos quase oníricos, um teatro de arena ao ar livre, escadarias de madeira, gradis de ferro fundido, arcos de pedra, esculturas imponentes de carrara, lustres deslumbrantes, um piano de cauda, tetos decorados, janelas imensas, móveis clássicos, um átrio com piso de mármore geometricamente desenhado em trompe l´oeil, amplos salões ricamente ornamentados, vistas para o Pão de Açúcar e para o Cristo Redentor.
A maior surpresa talvez tenha sido encontrar, ao fim de uma escadaria, uma capela extremamente graciosa dedicada a São Pedro de Alcântara. Não era uma simples capelinha, eram 136 metros quadrados! Eu nunca poderia imaginar que encontraria algo assim por trás de uma das centenas de portas altíssimas da minha faculdade. Uau! Que privilégio!
Por tudo isso, é para mim muito triste saber que muito disso se perdeu ontem em um incêndio. Foram-se a beleza, obras de arte, um riquíssimo acervo da história do ensino superior no Brasil, dissertações diversas. Prefiro nem ver como ficou meu querido Palácio Universitário, cravado em uma enorme área arborizada da elegante Avenida Pasteur, quase à beira da Baía de Guanabara. Fico com a memória visual de suas belezas. Quase tudo que se vê nestas fotos está perdido. Foram-se a Capela São Pedro de Alcântara, o Fórum de Ciência e Cultura, o Salão Anísio Teixeira, o Salão Dourado, o Salão Vermelho, o Salão Muniz de Aragão e outros mais.
---
Pergunta que não quer calar:
SERÁ VERDADE QUE O IPHAN NÃO AUTORIZAVA A COLOCAÇÃO DE EXTINTORES DE INCÊNDIO NO PALÁCIO DA UFRJ, PORQUE DES-CARACTERIZARIAM O PRÉDIO HISTÓRICO?

25 de março de 2011

Governo negocia pacto para evitar conflitos nos canteiros de obras do PAC

SÃO PAULO – Com objetivo de evitar conflitos como os que ocorreram no canteiro de obras da Usina Jirau, no Rio Madeira (RO), o governo começa a negociar na próxima semana um pacto na área da construção civil  com as principais centrais sindicais e representantes das empresas do setor. A informação é do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. A primeiro reunião está marcada para a próxima terça- feira (29).
“Há alguns procedimentos equivocados das empresas, há problemas de relação de trabalho, há problema de alojamento, há problemas de alimentação. Enfim, o que nós queremos é que as empresas façam um pacto com os sindicatos e com o governo para dar o tratamento adequado aos trabalhadores”, disse, antes de participar do evento comemorativo dos 20 anos da Força Sindical, na capital paulista.
Carvalho afirmou que cobrará das empresas melhores condições de trabalho, mas pedirá às centrais sindicais que se comprometam em estabelecer representações unificadas dos trabalhadores em cada canteiro de obra. “Estamos entendendo também que as disputas locais estão ajudando a fermentar esse processo. Há disputa entre as centrais, disputa por base sindical. Há uma crise de representação”.
O ministro disse ainda que o pacto irá servir para que o país se previna de eventuais transtornos nas obras de construção civil da Copa do Mundo, em 2014. “A ideia do pacto é exatamente prevenir para que não haja, em relação as obras da Copa, eventuais atrasos. [Pedimos] condições de trabalho, condições salariais, condições de alojamento para os trabalhadores e compromisso das centrais em dialogar com as empresas”.
O ministro espera que o governo consiga um pacto semelhante ao que feito em 2009, o Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar, negociado com o setor sucroalcooleiro.

24 de março de 2011

São Luís 400 anos é eleito tema do Prêmio Fapema 2011

Com 39% dos votos, “São Luís 400 anos: Revisitando a história, com visão no futuro” foi escolhido pelos usuários o tema do Prêmio Fapema 2011. Na sequência, “Base de Alcântara: O Maranhão e o espaço”, com 32% (453 votos); “Amazônia Maranhense: Potencial Biotecnológico”, com 21% (298 votos); “Inovação: Impulso ao desenvolvimento empresarial”, com 7% (101 votos); e, 15 outros temas sugeridos pelos internautas, totalizando 1%.
Após votação aberta no Portal Fapema, o tema vencedor recebeu mais de 500 votos, de um universo de 1.416. Nas próximas semanas a Fundação divulgará a nova identidade visual do Prêmio Fapema inspirada no tema proposto.
Para a diretora-presidente da Fapema, Rosane Guerra, a escolha desse tema aconteceu em um momento oportuno: “Várias instituições já estão se articulando em torno dos preparativos para as comemorações do quarto centenário de São Luís. Fico feliz com essa escolha, pois como agentes de fomento à ciência e pesquisa, também poderemos dar nossa contribuição, suscitando entre os pesquisadores e a academia a discussão desse assunto”, enfatizou.
Rosane Guerra adiantou que nos próximos meses serão realizadas algumas atividades para promoção da temática junto à sociedade, a exemplo do que tem sido feito nas edições anteriores da premiação. Uma edição especial do projeto “Colóquios Fapema”, abordando os 400 anos de São Luís, já é pensada e deverá acontecer até o final do ano.
Na enquete também houve espaço para sugestão de outras temáticas. Os participantes propuseram assuntos variados, como as mudanças climáticas, o potencial energético do Maranhão, técnicas de diagnóstico não invasivas, dentre outros. O lançamento oficial da enquete e do edital do Prêmio Fapema 2011 aconteceram no dia 22 de fevereiro, quando o governo do Estado, por meio da Fundação, lançou um pacote com 34 editais (vários já estão disponíveis na página da Fapema).
Neste mesmo evento, a diretora-presidente da Fapema lançou um concurso voltado a designers e artistas plásticos para escolha do troféu do Prêmio Fapema. A ideia é criar um troféu que se torne a marca da premiação e seja usado em todas as próximas edições. O edital para seleção do Troféu do Prêmio Fapema estará disponível nos próximos dias.
Sétima edição - O Prêmio Fapema é a maior premiação científica do Norte/Nordeste e tem como objetivo reconhecer o talento dos pesquisadores locais e estimular a divulgação cientifica e tecnológica do Maranhão. Este ano ele chega a sua sétima edição. Podem concorrer ao prêmio alunos de ensino médio, fundamental ou técnico, de graduação, mestres, doutores, pesquisadores, profissionais da comunicação social, inventores e pessoas que tenham contribuído para preservação dos bens imateriais e “saberes populares”.
Fonte: http://www.fapema.br/site/index.php?option=com_content&view=article&Itemid=54&id=1510:sao-luis-400-anos-e-eleito-o-tema-do-premio-fapema-2011-&catid=43:noticias-de-sao-luis

23 de março de 2011

TEATRO DAS MEMÓRIAS II: Posse do Comitê Organizador do IV Centenário de São Luís

TERÇA-FEIRA, 22 de Março de 2011, HOTEL LUZEIROS, São Marcos.
Fotos de Alexandre Corrêa e Adriana Cajado Costa.





Atenção às Propostas!




























Mais Informações:
http://www.bastidores3.com/2011/03/castelo-empossa-comite-dos-400-anos-e.html

21 de março de 2011

EDITAL PARA FINANCIAMENTO DE PROJETOS - CONSELHO FEDERAL DE DIREITOS DIFUSO

Conforme resolução 26 de 28 de fevereiro de 2011, do Conselho Federal Gestor do Fundo de Direitos Difusos, vinculado ao Ministério da Justiça, informamos que está aberta a seleção para financiamento de Projetos na área de Direitos Difusos. O edital é destinado tanto para o poder público, quanto para as entidades sem fins lucrativos. o prazo é ate dia 15 de abril!

O edital completo está nos arquivos da página inicial do grupo ou na pagina do CGDD:

http://portal.mj.gov.br/cfdd/data/Pages/MJ48448CBFITEMIDA334107B2FFD45F7A7048E307600E707PTBRIE.htm


Na área de patrimônio cultural os temas para financiamento são:
a) educação patrimonial - projetos que promovam o desenvolvimento de ações e/ou programas educativos, com vistas à preservação, democratização e difusão do patrimônio cultural brasileiro;
b) preservação de acervos - projetos de conservação, organização, digitalização, gestão eletrônica de documentos e divulgação de acervos de museus, bibliotecas, arquivos, centros de documentação e outras instituições de natureza semelhante, assim como pesquisas de memória e história relacionadas a esses acervos;
c) divulgação da política de patrimônio cultural brasileiro - projetos de divulgação da política de patrimônio cultural brasileiro e seus resultados por meio de publicações, documentação audiovisual, imprensa, rádio e televisão;
d) pesquisa sobre bens culturais de natureza imaterial – projetos que promovam a produção de conhecimento sobre bens culturais de natureza imaterial através de levantamentos, inventários, instrução para processo de registro, dentre outros, visando o seu reconhecimento, preservação e salvaguarda;
e) salvaguarda de bens culturais de natureza imaterial – projetos que apóiem comunidades e grupos sociais na realização de ações que visem à preservação de seus bens culturais de natureza imaterial;
f) pesquisa sobre bens culturais de natureza material – projetos que promovam a produção de conhecimento sobre bens culturais de natureza material, por meio de pesquisa histórica, levantamentos, inventários e cadastro de edificações, visando, entre outros, fornecer subsídios para a instrução de processos de tombamento em nível municipal, estadual ou federal e/ou a elaboração de projetos de restauro;
g) restauração, conservação ou manutenção do patrimônio histórico ou artístico de natureza material, como exemplares da arquitetura religiosa, civil ou militar;
h) recuperação de bem tombado - revitalização de sítios históricos - projetos de acessibilidade, sinalização e mobiliário urbano;
i) recuperação de sítios arqueológicos - projetos de recuperação de sítios urbanos ou rurais detentores de reminiscências dos antigos habitantes do território nacional;
j) preservação de bens móveis e integrados - projetos de inventário e recuperação de imagens, retábulos, peças sacras, pinturas, azulejos etc. Apoio à produção, conservação de acervos documentais considerados fontes fundamentais de informação sobre patrimônio cultural; e
k) fortalecimento das redes de gestão do patrimônio cultural – projetos que tenham como objetivo a capacitação de técnicos e gestores em patrimônio cultural, a estruturação de órgãos estaduais e municipais de patrimônio e a elaboração de estudos que subsidiem a criação de legislação específica e de políticas públicas voltadas para a preservação do patrimônio cultural.

20 de março de 2011

TOMA POSSE COMITÊ DO IV CENTENÁRIO DE SÃO LUÍS

Na próxima terça-feira (22/03) toma posse o Comitê Estratégico e Organizador (CEO) do IV Centenário de São Luís, no Hotel Louzeiros, São Marcos, as 19hs. Em 2010 o Prefeito João Castelo assinou o decreto n.40.282, que criou o Conselho Gestor das ações programadas de fundação da capital maranhense. O Conselho será constituído por níveis de gestão: presidência, assembléia plenária, o comitê executivo e o comitê estratégico organizador. O Comitê Estratégico terá como membros os representantes das secretarias municipais de Governo: SEGOV, SETUR, SEMOSP, SEPLAN, SEMDEL, SECOM, SEMUR; e, Fundações: FUMPH e FUNC.
O Coordenador executivo do Programa São Luís 400 anos, SOFIANE LABIDI, informa que além das secretarias e órgãos municipais, o CEO será composto por 12 entidades representantes dos governos federal e estadual: SEBRAE, FIEMA, CDL, SPU, ACM, ICE, UFMA, UEMA, Câmara Municipal, Assembléia Legislativa. O Comitê Consultivo será aberto a todas as demais entidades que estão dispostas a contribuir com o evento; por exemplo a Aliança Francesa.
O Comitê será o órgão executivo e de planejamento da presidência para assuntos de responsabilidade da Prefeitura. No artigo terceiro do referido decreto, fica estabelecido que o Conselho Gestor poderá propor à presidência a criação de câmaras para a execução de tarefas específicas.

100 PROJETOS: Transparência

O lema de trabalho escolhido para o programa do Comitê foi TRANSPARÊNCIA, LEGADO PARA A SOCIEDADE E PARTICIPAÇÃO POPULAR. Todavia, conforme infomação dada pelo Coordenador do CEO, Sr. Sofiane Labidi, "já estão prontos mais de 100 projetos que deverão ser materializados, até o ano de 2012, com o engajamento da sociedade". Os projetos serão divididos em eixos, observando os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), propostos pela ONU.
De acordo com o que foi divulgado pelo CEO, além de eventos culturais e esportivos, pretende-se:  erradicação do analfabetismo em São Luís; implantação do Banco do Povo; visitado Prêmio Nobel da Paz (2006), Muhammad Yunus; visita da Família Real do Brasil; entre vários outros projetos.
Esse são uns dos projetos "já aprovados" e que serão implementados no decorrer desse ano de 2011, até a realização das festividades de comemoração do IV Centenário. Os outros mais de 90 projetos não mencionados, a população não teve acesso, até o momento. Mal podemos imaginar como foram avaliados e aprovados esses 100 projetos. Já começa a ensejar preocupação a informação de que existem uma quantidade impressionante de ações e projetos, sem que saibamos como os mesmos foram avaliados e aprovados! Transparência: será que essa palavra está sendo aplicada no mesmo significado expresso no dicionário da língua portuguesa? Nos parece contraditório que na mesma notícia de divulgação de posse do Comitê, logo estejamos diante de informações disparatadas: transparência, significaria que esses 100 projetos deveriam ter passado por um processo público de avaliação e escolha. O lema de trabalho se complementa, LEGADO PARA A SOCIEDADE E PARTICIPAÇÃO POPULAR! Mas, quando é que teremos a "participação popular"? A partir das informações que obtemos na mídia e nos bastidores, nos parece um "lema" retórico, apelativo e contraditório. No que tange especificamente ao processo de decisão em relação aos 100 projetos anunciados (em pequeníssima parte; menos de 10!); não está havendo qualquer preocupação com a alegada transparência.
Como cidadãos ludovicenses, nos resta ficar atentos e exigir a tal transparência, torcendo para que possamos participar de um evento o mais autêntico possível de comemoração de fundação da cidade onde residimos. Assim como qualquer cidadão tem o direito de celebrar o seu nascimento, com legitimidade e dignidade, uma cidade também tem o direito de celebrar seu nascimento (Fundação Simbólica), com transparência e cidadania. Sendo francesa ou portuguesa de nascimento, São Luis merece o respeito pela sua memória e formação; culminando com a realização de celebrações e festividades a altura de sua história.

Fonte: http://www.bastidores3.com/2011/03/prefeitura-instala-comite-organizador.html

* * *

O prefeito de São Luís, João Castelo, empossou ontem à noite os membros do Comitê Estratégico Organizador responsável pelas comemorações do 4º Centenário da capital maranhense, em solenidade concorrida no Hotel Luzeiros. O evento oficializou os preparativos para a festa de 400 anos da cidade e garantiu o primeiro voo internacional regular de São Luís para a Itália através de um protocolo de intenções.
Durante a solenidade, o prefeito assinou o 1º Protocolo de Intenções de Viabilização do voo regular São Luís-Milão com as empresas Blue Panorama Airlines e Puma Air, como primeiro presente a São Luís pelos seus 400 anos. O objetivo é captar turistas europeus e italianos para São Luís e Barreirinhas para a realização de Press Trips e Famtours nestas duas cidades, além de estabelecer missões comerciais entre o Brasil e a Itália. O primeiro vôo está previsto para junho.
“A partir de hoje, iniciamos a contagem regressiva para comemorarmos os 400 anos de São Luís, o que representa um marco histórico que será celebrado por toda a população da cidade com a execução de mais de 100 projetos em diversos setores da economia e de políticas públicas para o bem-estar da população”, enfatizou João Castelo durante o evento.
Como presidente do Conselho Gestor, João Castelo empossou a primeira-dama, Gardênia Ribeiro Gonçalves, como presidente de honra do Conselho. “Assumo esta função com a honra e a responsabilidade de, juntos, trabalharmos para executarmos as ações apresentadas pelo Comitê Organizacional e contribuirmos para o desenvolvimento de São Luís e comemorar seus 400 anos de fundação”, enfatizou Gardênia.
O secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, e o coordenador executivo do projeto São Luís 400 anos, Sofini Labidi, apresentaram as ações programadas que irão contemplar as áreas de infraestrutura, educação, ciência e tecnologia, desenvolvimento e meio ambiente.
Em seguida, o secretário municipal de Comunicação, Edwin Jinkings, lançou o concurso da logomarca do Comitê Gestor, que será escolhida por meio da participação popular através da Internet. A logomarca vitoriosa será o símbolo oficial do evento e premiará o vencedor com uma passagem às cidades de Paris e Saint Maior, na França, com direito a acompanhante.
Além disso, três relógios “São Luís 400 anos” serão instalados no dia oito de setembro deste ano, aniversário de São Luís, em pontos estratégicos da capital para a contagem regressiva do quadricentenário.
Estrutura e ações – A estrutura organizacional do Conselho contará com a Assembleia Plenária; o Comitê Executivo, composto por nove secretários municipais; o Comitê Estratégico Organizador, integrado por instituições públicas, privadas e sociedade civil organizada, além do Comitê Consultor.
Na esfera municipal, o Comitê Estratégico tem como membros os representantes das secretarias municipais de Governo (Segov), de Turismo (Setur), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de Planejamento (Seplan), de Comunicação (Secom), de Desporto e Lazer (Semdel) e de Urbanismo e Habitação (Semurh), além das fundações de Patrimônio Histórico (Fumph) e de Cultura (Func).

O Comitê Estratégico Organizador é composto por 12 entidades representantes dos governos federal e estadual, Sebrae, Federação das Indústrias (Fiema), Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Serviço de Patrimônio da União (SPU), Associação Comercial (ACM), Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Câmara Municipal, Assembleia Legislativa do Maranhão e Instituto de Cidadania Empresarial (ICE).
Já o Comitê Consultivo será aberto a todas as demais entidades e demais instituições do Maranhão que poderão contribuir com a realização do evento, a exemplo da Aliança Francesa.
“O lema de trabalho do programa é Transparência, Legado para sociedade e Participação Popular”, explicou Labidi. De acordo com informações do coordenador, já estão prontos mais de 100 projetos que deverão ser executados na capital até o ano de 2012, com o engajamento da sociedade.
Os projetos são divididos em eixos, observando os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Além de eventos culturais e esportivos, o Comitê Estratégico Organizador pretende, para o quadricentenário, a erradicação do analfabetismo em São Luís; a implantação do Banco do Povo para geração de renda; a vinda do Prêmio Nobel da Paz de 2006, Muhammad Yunus, e da Família Real do Brasil, além da promoção da cidade e da qualidade de vida da população com ações de infraestrutura, educação, ciência e tecnologia, desenvolvimento e meio ambiente.
Plano de trabalho – A Assembleia Plenária será constituída por todos os membros da estrutura organizacional da Prefeitura e terá como finalidade aprovar o plano de trabalho e as respectivas ações programadas para o quadricentenário da cidade.
Também ficará por conta da Assembelia Plenária a avaliação periódica da execução das ações e sugerir os ajustes que se fizerem necessários, como também opinar sobre outros assuntos importantes, independentes da programação.
O comitê será o órgão executivo e de planejamento da presidência para assuntos de responsabilidade da Prefeitura, relacionados com ações programadas comemorativas do quadricentenário.

17 de março de 2011

Autoridade Pública Olímpica (APO) - Copa 2014

FRANCISCO CARLOS DE ASSIS - Agência Estado
SÃO PAULO - O presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira que irá imprimir no órgão, responsável pelas obras necessárias para a Olimpíada de 2016, o estilo com que comandou o Banco Central durante os oito anos do governo Lula. De acordo com ele, a escolha dos nomes para compor a sua equipe será feita levando-se em consideração critérios técnicos, e não políticos ou pessoais. "Acredito que qualquer escolha profissional deve levar em conta a forma como a pessoa trabalha", disse ele, durante entrevista coletiva em São Paulo, após cerimônia na qual foi empossado presidente da Associação Viva o Centro.
Fábio Motta/AE
Fábio Motta/AE
Meirelles comandará órgão responsável pela Olimpíada
Após ter aceitado o convite da presidente Dilma Rousseff para o cargo na última segunda-feira, Meirelles explicou que ainda está em fase de discussão e avaliação do que fará à frente do órgão. Ele informou que recebeu na quarta o trabalho completo da arquiteta responsável pela Olimpíada de Londres, em 2012, e ressaltou que atualmente estuda o projeto. Perguntado, o presidente de APO disse acreditar que as obras para os Jogos Olímpicos no Rio serão entregues no prazo.
Meirelles ressaltou ainda que está apenas 48 horas à frente do órgão e disse não crer que sofrerá pressões de partidos políticos para indicação de cargos da APO, assim como, segundo ele, não sofreu durante sua gestão no Banco Central. Ele também revelou que não tem pretensão de retornar ao cenário político, ainda que tenha assumido um cargo de grande visibilidade pública no governo e retomado o comando da Associação Viva o Centro. "Eu sempre defendi que todo cidadão tenha uma atividade principal e que atue, sempre que possível, como voluntário do terceiro setor. E é isso que faço ao retornar para a Associação Viva o Centro", explicou.